Passo a passo

Preparamos um passo a passo para auxiliar, você secretária (o), a organizar a “Semana de Valorização da Vida” em seu município. Siga esse manual e teremos certeza que o evento será um sucesso.

Este manual foi preparado ao longo dos 35 anos de experiência realizando a “Semana de Valorização da Vida”. Entendo que em algumas circunstâncias alguns dos itens aqui descritos devam se adaptar a realidade do seu município, porém, se esforce para respeitar todas as exigências deste manual.


1 - Ligue para:


Secretária (o) de saúde e assistência social;

Comdica e Conselho Tutelar;

Entidades (ONG’s, igrejas e conselhos municipais)


Informe sobre a realização da Semana de Valorização da Vida que ocorrerá em seu município, proponha a união de forças para a execução do projeto.


  • Atenção, não deixe para a última hora para ligar, quanto antes você ligar e combinar melhor!


2 - Comissão Organizadora


Monte a Comissão Organizadora que deverá ser composta por 6 pessoas, Esta comissão garante o sucesso do evento por completo, pois os afazeres são divididos entre os membros da comissão, sem sobrecarregar ninguém.


A função da “Comissão Organizadora” será:


  • divulgar a “Semana de Valorização da Vida” em seu município com folders, banners e a carta convite.
  • organizar o local onde serão realizadas as palestras e manter a limpeza do ambiente;
  • auxiliar o palestrante com o computador, o projetor e a aparelhagem de som;
  • ser o elo de comunicação entre o evento e os espectadores, avisando os horários do lanche, do transporte, etc…
  • ajudar o palestrante com seu material de apoio (livros, etc)



3 - Locomoção


Se a locomoção for responsabilidade da prefeitura, comunique o palestrante sobre os horários e locais.

Geralmente é o motorista da prefeitura que busca o palestrante em sua residência (Rua Montenegro, 54 - Bairro Primor- Sapucaia do Sul/RS)


Se o palestrante for de ônibus, é responsabilidade da prefeitura buscar o palestrante na rodoviária.


4 - Hospedagem


Reserve um quarto de hotel de boa qualidade para o palestrante para os dias que ele pernoitar em sua cidade.


5 - Divulgação


É importante que a “Semana de Valorização da Vida” seja amplamente divulgada, através de:


- cartazes

- faixas espalhadas pela cidade

- outdoors

- rádio

- jornais

- informativos

- panfletos e

- trabalhos em sala de aula com alunos.


Estes trabalhos em sala de aula, principalmente com as crianças do ensino fundamental, são de grande importância para o envolvimento dos alunos com os temas abordados durante a “Semana de Valorização da Vida”. Serve também de estímulo aos pais, vendo o “trabalhinho” dos filhos, para comparecerem a palestra dos pais e também na noite da família.


Obs.: É essencial que nunca seja divulgado previamente aos jovens os temas que serão abordados nas palestras.


Ex.: Nunca divulgar o tema “Prevenção às Drogas” e sim “Motivação” ou “Valorização da Vida”, o motivo é simples, os alunos (familiares) que tiverem problemas com drogas evitaram comparecer.


6 - Durante a Semana


No 1º dia da Semana (segunda-feira), as aulas precisam ser suspensas tanto na rede municipal, quanto estadual e particular, para que todos os professores participem da “Jornada Pedagógica” em dois turnos (manhã e tarde com diferentes conteúdos).

São os professores que farão o palestrante conhecedor da realidade da educação do município. Os professores terão um momento para expor as situações que acontecem em suas escolas, para que recebam uma especial orientação a respeito das atitudes e postura a serem adotadas em sala de aula.


Abertura


A abertura da “Semana de Valorização da Vida” deverá ser com protocolo para ser um grande acontecimento, com composição da mesa, Hino Nacional e hino do município (se houver).

Presença de autoridades para que tenham a oportunidade de explicar para a comunidade como está sendo sua atuação no município.


A secretária coordenadora do projeto, o prefeito municipal, o palestrante e mais 1 ou 2 autoridades se pronunciarão enquanto a mesa estiver posta, para que as todos os presentes tenham noção real do que será o projeto


Sugestão de autoridades:

Prefeito e Vice-prefeito, Secretários do município (Assistência Social, Saúde, Administração, etc...), Comandante da Brigada Militar e Civil; Conselheiro Tutelar, Coordenadora do Clube de Mães, Presidente do Lion’s Clube; Presidente do CDL; , Coordenadores de ONG’S, Diretores de Escola, etc…


A solenidade deverá iniciar-se impreterivelmente às 8h30min da manhã, e o início da palestra dos professores às 9h da manhã de segunda-feira.



7 - Local do Evento


Que todas as palestras sejam realizadas em um único local. Para a realização do evento, este local precisa ter:


- boa acústica

- equipamento de som

- microfone

- computador

- data show e telão para projeção.


8 - Participação dos alunos


6º ao 9º ano


É indispensável que os alunos assistam dois turnos de palestras para uma completa exposição dos temas.


No primeiro turno:

Prevenção às drogas e ao álcool;

Autoestima;

Motivação;

Liderança e;

Qualidade de vida.


No segundo turno:

Sexualidade;

Gravidez na adolescência;

Doenças sexualmente transmissíveis;

AIDS;

Aborto e o verdadeiro aprendizado sobre a valorização do seu corpo e da sua sexualidade.


pré ao 5º ano


São no máximo 2 horas de palestra. Nesta palestra para os pequenos, o palestrante faz uma encenação sobre os males que a incorreta alimentação causa a eles.


Para esta encenação, são necessários:


1 fôrma de assar pães;

salgadinhos (tipo Elma Chips- Cheetos Lua);

1 pacote de bolachas recheadas;

refrigerante Coca-Cola;

fósforos e

panos para limpar as mãos.


O palestrante irá atear fogo a estes alimentos, fazer uma mistura, e mostrar às crianças no que estes alimentos se transformam quando são ingeridos. Precisamos também de diversos tipos de frutas para estimular o consumo de alimentos mais saudáveis.


  • É importante que a nutricionista do município participe desta palestra.



Pais e família


As palestras dos pais e da família sempre devem acontecer depois que todos os alunos tiveram suas palestras já proferidas, pois os FILHOS TRAZEM OS PAIS.


9 - Outros pontos importantes


Como sugestão, pedimos para que só existam intervalos nas palestras dos alunos. Nas outras palestras, não há necessidade de intervalo.


Pedimos que não seja permitida a venda de livros durante o evento por livrarias ou editoras, pois o palestrante leva livros para serem comercializados com os participantes da “Semana de Valorização da Vida”.


Sugerimos que para a realização desse grandioso evento sejam buscadas parcerias junto ao comércio, às indústrias e juntos às instituições financeiras, citamos o exemplo do banco Sicredi, que já é nosso parceiro no patrocínio de inúmeros eventos realizados.





Nos colocamos a disposição para cooperar em tudo o que for preciso para o sucesso deste evento no seu município. Pedimos para que não restem dúvidas, e para que não deixem de ligar caso precisem de alguma orientação.


Versão para impressão

Passo a passo para a organização da Semana de Valorização da Vida